segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sesshin com Saikawa Roshi em Curitiba

Caros amigos(as),
>
estamos iniciando as inscrições para o Sesshin (retiro zen-budista) com o Mestre Dosho Saikawa Roshi. O Sesshin é um retiro de meditação Zen, e dentre as atividades incluirá: o Zazen (meditação formal sentada), o kinhin (a meditação caminhando), o samu (trabalho meditativo), o dokusan (entrevista formal com o mestre), refeições formais com orioki, cerimônia (recitação de sutras) e teisho (palestras).
>
>
Resume-se todas as atividades dizendo que é realizado durante um sesshin é sempre conduzido com a mente alerta. Daí a importância do silêncio e da concentração/atenção para consigo e com todas as coisas e pessoas no ambiente. O retiro terá início no dia 3 de setembro, às 21h00. O temino será dia 8 de setembro às 12h00. O Sesshin é aberto a todas as pessoas. As refeições e o pernoite serão no próprio local.
>
>
Local - Instituto Ciência e Fé http://www.cienciaefe.org.br/ que está localizado em Piraquara (região metropolitana de Curitiba). Consulte sobre a possibilidade de transporte para Piraquara.
>
Inscrição - A inscrição deverá ser feita através do e-mail sotozencuritiba@gmail.com informando os dados do depósito.
>
Forma de pagamento - à vista ou parcelando em 2 vezes, sendo a primeira parcela em agosto e a segunda até o dia 3 de setembro.
>
Valores - 260 Reais para membros colaboradores e 300 Reais para não membros.
>
Dados para depósito
Banco Itaú
Agência - 3878
Conta poupança (código 500) - 05795-3
Correntista - Luci Collin
>
>
O que devo levar? - Utensílios de higiene pessoal como: sabonete, pasta de dente, escova de dente, desodorante, toalha e etc... O local ofecere roupa de cama e cobertor. Entretanto, será cobrado uma taxa de 10 reais para a utilização deste itens. O praticante deverá providenciar também: dois pares de chinelo, sendo que o segundo será utilizado somente dentro do zazendo(sala de meditação) e roupas confortáveis e de cor escura. Será proibido o uso de bermuda. É importante lembrar que a temperatura em Piraquara costuma ser até 4 graus menor que Curitiba.
>
>
Mestre Dosho Saikawa Roshi - Nasceu e foi criado em Nagasaki, no Japão. Foi monge Theravada na Tailândia, voltou ao Japão e entrou na tradição Soto ZenShu. Morou nos Estados Unidos por algum tempo, ajudando no Zen Center de Los Angeles e nos grupos afiliados de Nova York. Ao retornar ao Japão se tornou um dos oficiais professores no templo sede de Soji-ji, em Yokohama. Tem alunos nos Estados Unidos, Europa, Austrália, Japão e América do Sul. É considerado um dos grandes mestres Zen da atualidade. Dosho Saikawa Roshi é mestre do monge Leonardo Kendo, abade do templo Busshin-ji http://www.sotozen.org.br/ e atual superintendente da Soto ZenShu na America do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário